Receba em seu e-mail

Novidades, post's, dicas de moda, tendências...

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Como usar as cores

Oi lindas! Tudo bem?

Nas minhas redes sociais, eu recebi algumas dúvidas sobre como usar as cores.

Então vamos falar um pouco das cores! Ou melhor como usa-las?

Você consegue montar looks com cores diferentes? Se a resposta for NÃO ou TALVEZ é melhor você ler este post até o final (rs).

Eu quero encorajar você a montar looks com cores diferentes, mas para isso você tem que saber o que está fazendo, não é?

1 -  Existi um círculo cromático onde você encontra as cores! Veja que temos o grupo de cores quentes e frias.

Círculo cromático
Círculo cromático

2 - Lembra quando ainda na escola você aprendeu sobre as cores primárias? VERMELHO, AZUL e AMARELO!

Círculo triádico
Círculo triádico

É uma harmonia triádica, onde usamos 3 cores do círculo cromático, você pode montar o seu look usando 2 cores primárias (vermelho e azul, amarelo e azul e por aí vai) ou até as 3 cores juntas no look, como calça (azul), camisa (vermelha) e blazer (amarelo) por exemplo, porque elas combinam entre si é um tipo de combinação que consegue um efeito visual atraente. Você pode começar usando 1 cor na roupa (peça principal) e as outras 2 ou 1 nos acessórios (cinto, bolsa, colar, sapato...) basta ter criatividade, sair da sua zona de conforto e variar nos looks. Isso não é só para as cores primárias, pode usar esse mesmo esquema de harmonia triádica com as outras cores do círculo cromático.

Looks com cores primarias
Looks com cores primarias

Veja mais exemplos, perceba como você pode usar na prática – Escolha a peça principal (roupa) + acessórios (sapato e outros).

Harmonia triádica
Harmonia triádica

Mais um look pra você entender melhor, como funciona a harmonia triádica!

Harmonia triádica
Harmonia triádica

3 - Vamos aprender agora o que são as cores complementares! Já ouviu falar em looks color block – bloco de cor? É uma harmonia onde combinamos cores opostas da roda das cores, fica melhor ainda se você escolher uma cor quente com uma fria, como esse exemplo aqui em baixo do VERMELHO (cor quente) com VERDE (cor fria).

Círculo cromático cores complementares
Círculo cromático cores complementares

Faça o mesmo esquema para usar as outras cores nessa harmonia complementar, como o laranja + azul (como na terceira foto do look embaixo) por exemplo, note que é uma cor quente e outra fria! Saiba que usando esse esquema você vai chamar muuuita atenção, pois oferece uma combinação de alto contraste. Se você quer ser mais “discreta” pode usar uma cor na roupa (peça principal) e a outra no acessório.

Look cores complementares
Look cores complementares

4 - Agora tem a harmonia com complemento dividido, parece o esquema das cores complementares, mas em vez de combinar com a cor oposta, pulamos ela e escolhemos as duas do lado. (Observe embaixo)

Círculo cromático complemento dividido
Círculo cromático complemento dividido

Perceba o jogo de cores do complemento dividido na pratica! Veja os looks.

Look complemento dividido
Look complemento dividido

5 - As Cores análogas, são as cores vizinhas das primárias – As primárias são: Vermelho, amarelo e azul como vimos no início. As análogas são utilizadas para montar looks em degradê pela semelhança das cores.

Círculo cromático análogas
Círculo cromático análogas

O laranja e o vermelho por exemplo é uma dupla bem conhecida da harmonia análoga, assim como o vermelho e pink ou os três juntos, que formam o esquema completo laranja, pink e vermelho! Essas combinações faz um “color block” mais suave.

Look cores análogas com o círculo cromático
Look cores análogas com o círculo cromático

Mais um look montado com as cores análogas.

Look cores análogas
Look cores análogas

6 – Monocromático é a harmonia que vem de uma mesma cor da roda das cores. Não tem segredo é só usar um look todo com uma única cor, variando a intensidade da cor somente.

Monocromático
Monocromático

Você monta seu look a partir de uma cor! Esse recurso é ótimo para alongar a silhueta pois não tem “quebra” na proporção visual.

Look Monocromático
Look Monocromático

7 – Para finalizar tem as cores neutras, que é o branco, preto, tons de cinza e tons de marrom. Combinam com todas as cores e podem ser usadas em conjunto, como por exemplo, calça cáqui (variação do marrom), uma camisa branca e um suéter cinza, cria um look composto de cores neutras. O conjunto não é dinâmico, mas cria um look sofisticado.

Look cores neutras
Look cores neutras

Conseguiu entender como funciona a combinação das cores?

Agora para perder o medo, adquira um círculo cromático (você pode mandar imprimir e colar na porta do seu armário) e comece a fazer as combinações aos poucos conforme o seu estilo, coloque em pratica aquilo que você mais gostou, porque treinamento é TUDO. Assim que pegar o jeito será automático.

Aproveite para arrasar e variar nos looks...  Chega de ficar usando aquele short verde, só com aquela blusa branca ou o blazer amarelo, só com a calça jeans, apesar que também fica ótimo (rs). Abra os olhos para outras possibilidades e veja como as suas roupas agora vão render muitos mais depois dessas dicas.

Ainda tem dúvidas? Deixe nos comentários, que estarei respondendo!

Um grande beijo e espero ter ajudado!

Conteudo VIP

Coloque o seu email abaixo e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis...

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!