Receba em seu e-mail

Novidades, post's, dicas de moda, tendências...

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Meu armário cápsula de primavera

Pensando em ter uma vida mais descomplicada na hora de se vestir, eu me desafiei ao armário cápsula!

Inspirada na Caroline do blog Um-Fancy que conquistou um armário mais enxuto, eu também comecei editando o meu, deixando somente as peças que eu amo vestir e que refletem o meu estilo pessoal. Por isso antes eu fiz um destralhe (Primeiro passo para montar o armário cápsula) e tirei tudo aquilo que eu não usava mais, ficando somente o que eu gosto de usar e assim facilitar a escolha das peças para o meu armário cápsula. Eu sei que trabalhar o desapego, não é algo tão simples, mas se você quer muito busque forças para ir em frente, ok!

Faz um tempão que estou “namorando” a possibilidade de seguir com o armário cápsula em todas as estações do ano, ou seja, o meu armário cápsula terá a duração de um ano. Em outubro de 2016, eu fiz um teste e separei 12 peças (incluindo os sapatos), para usar durante 30 dias, pra eu ter uma real noção de como é ter poucas peças e montar diversos looks! Confesso que curti a ideia e é sempre valido se desafiar de vez em quando. Quer saber como foi -> Meu primeiro armário cápsula.

Quais são as “regras”???

A quantidade de roupa pode variar entre mais ou menos 37 peças, podendo incluir nessa contagem as roupas e sapatos ou só as roupas. Fica de fora as peças intimas, de ginástica, de festa (como os vestidos com pedrarias), roupas de ficar em casa, pijamas e de praia/piscina.

Pode ficar de fora também os acessórios, como lenços, chapéus, brincos, colares, pulseiras, anéis e bolsas. Mas se você quiser reduzir, por exemplo, o número de bolsas você pode inclui-las na contagem e até os acessórios se preferir.

O armário cápsula tem que atender as suas necessidades diárias, como roupas para o trabalho, lazer, viagem, faculdade e etc.. Baseado no seu dia a dia, você vai saber a quantidade de peças que vão funcionar pra você.

Lembrando que você tem que fazer diversas combinações com as peças escolhidas e multiplicar as possibilidades, então quando separar essas roupas pense na paleta de cores para ter uma coerência e como você vai usar muiiiito, foque também na qualidade.

No final da estação que dura 3 meses, você estará “liberada” para comprar alguma peça que sentiu falta para completar a sua cápsula, mas isso não é uma regra é só um conselho para você ter foco e começar a comprar de forma consciente. Dentro desses 3 meses, que tal guardar o dinheiro que seria destinado a roupas, para usar no final do processo do armário cápsula com compras conscientes? #FicaAdica

O meu armário cápsula

Separei 40 peças incluindo os sapatos!

Peças do armário cápsula de primavera
Peças do armário cápsula de primavera
Peças do armário cápsula de primavera
Peças do armário cápsula de primavera
Sapatos do armário cápsula de primavera
Sapatos do armário cápsula de primavera

O restante das roupas que não entraram na cápsula, eu guardei dentro de uma mala. E é isso que você vai fazer, reservar e guardar as peças para revisitar na próxima estação, ou seja, no verão quando você for montar um novo armário cápsula.

Claro que aqui no Brasil não temos as estações do ano, muito bem definidas, então muitas peças do seu armário cápsula de primavera podem continuar na próxima cápsula, mudando somente algumas peças.

Outra coisa importante é você definir uma paleta de cores e as estampas que você quer usar, pois tem que combinar com as outras peças que estão na sua cápsula. A minha paleta de cores não tem só as cores neutras, como muitas pessoas que montam um armário cápsula optam, a minha base é neutra sim, pois é importante a base ser neutra, as minhas são, o preto, cinza, branco, marinho, camel, jeans e verde militar. Porém coloquei as cores que eu gosto e me identifico também como, o pink, amarelo, vinho e o vermelho. As estampas a mesma coisa, eu gosto do poá, listras, xadrez e o floral com fundo escuro, que na verdade são estampas atemporais e que combinam com quase tudo.

Pense também no estilo da peça que quer usar na sua cápsula, por exemplo, quer usar calça skinny, pantalona, flare ou quer usar mais saias e shorts. Assim você projeta como quer se vestir na estação que se propôs, mas lembre-se que você tem que adaptar as escolhas para atender o seu dia a dia como, trabalho, lazer e etc.

Meu objetivo com a armário cápsula, é construir um armário inteligente como um “grande cápsulão”, incluindo todas as estações do ano, com roupas que eu amo vestir. E com isso comprar de forma consistente e o que realmente eu preciso e vou vestir, sem gastar dinheiro atoa, com peças que ficam encostadas no armário!

Vou postar os looks diariamente nas minhas redes sociais! Segue lá no instagram (elizaoficial) e na fanpage do facebook (Eliza Montes).

E você, aceita o desafio do #ArmárioCápsula?

Conteudo VIP

Coloque o seu email abaixo e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis...

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!